Uma recente pesquisa japonesa sobre o coronavírus na Universidade de Medicina de Nara sugere que determinados chás podem ser eficientes no combate ao vírus que tem sido o grande alarde do ano de 2020.
Entretanto, vale ressaltar que se trata somente de uma pesquisa que terá de passar por vários testes até que seja comprovada as hipóteses levantadas. Enquanto isso, o mundo inteiro continua na busca por uma cura para o COVID-19 ou para algum remédio que possa diminuir seus sintomas e letalidade.
A pesquisa japonesa sobre o coronavírus
Existem muitas pesquisas sendo realizadas no Japão. Entretanto, nos últimos dias essa é uma das que mais ganhou notoriedade.
Afinal de contas, a hipótese é de que os chás, tão comuns na alimentação dos japoneses, possa também ser eficiente no combate ao novo coronavírus.
Isso ocorreria porque os chás possuem certas substâncias químicas que poderiam “atacar” a superfície do vírus. Assim, a parte que lhe dá a proteção seria destruída fazendo com que o vírus tivesse maior dificuldade em se conectar com as nossas células.
Ou seja, ele não conseguiria contaminar um corpo com tanta facilidade. Obviamente, que esse estudo também parte do pressuposto de que se está tratando de um ser humano saudável. Por conta disso, não bastaria somente tomar chá e achar que não seria infectado.
Afinal de contas, a falta de nutrientes pode levar a resistência e a imunidade de uma pessoa caírem fazendo que ela fique ainda mais suscetível de ser contaminada. Além disso, como este coronavírus é muito novo, muitos pesquisadores não sabem ao certo qual é o seu comportamento e quais serão os possível reflexos dele no corpo humano daqui a alguns anos.
Sendo assim, para diminuir as chances de contaminação, a melhor maneira é, ainda, seguir as orientações da OMA (Organização Mundial da Saúde).
Leia também:
- Um bar de cheerleaders em Tóquio: veja as medidas tomadas para evitar a contaminação pelo coronavírus;
- Confira medida adotada por loja de conveniência contra o novo coronavírus;
- Aprenda com os samurais a como ter uma vida equilibrada e saudável.
Mas como essa pesquisa japonesa sobre o coronavírus se fundamenta?
Essa pesquisa japonesa sobre o coronavírus não é o desenvolvimento de uma vacina. Muito menos de algo que seja como uma cura. Ao contrário, é somente uma tentativa de diminuir os riscos de contaminação.
A pesquisa foi realizada com chás que são comuns na dieta de um japonês. Ao todo foram 10 tipos. Esses chás foram selecionados porque também estão disponíveis em garrafinhas, ou seja, qualquer um também teria uma facilidade em consumí-los.
Os resultados prévios mostraram que o chá preto foi o mais eficiente em acabar com a resistência do vírus.
Entretanto, a pesquisa japonesa sobre o coronavírus foi realizada em tubos de ensaio. Eles são muito diferentes de um organismo humano.
No caso, o chá preto mostrou que acaba com as chances de contaminação do vírus em 99% em cerca de 1 minuto.
Mesmo que a pesquisa acabe sendo comprovada, é quase certeza de que ela não trará uma solução definitiva para o combate ao novo coronavírus. Ao contrário, é somente mais uma maneira de se proteger. Por conta disso, nunca deixe de usar máscaras e lavar as mãos adequadamente.