Por que todo dia, às 17h, toca uma música nas ruas do Japão?

Se você já esteve no Japão, provavelmente notou que às 17h, todos os dias, na maioria dos bairros, um pouco de música é transmitida pelos alto-falantes. Às vezes, uma voz também está dizendo algo em japonês. Que musica é essa? Qual é seu propósito? O fenômeno é nacional? 

Por que há música às 5 da tarde nas ruas do Japão?

Esta é a música mais popular que pode ser ouvida no Japão às 17h. 

Essa música é chamada de “ Yuuyake Koyake ” em japonês, e é uma canção infantil escrita popular por Shin Kusakawa, que viveu no início do século XXVindo de Nagano, ele estudou música em Tóquio, onde se tornou compositor e professor de música no ensino médio.

Embora a música tocada nas ruas seja instrumental, a letra da música original fala sobre crianças japonesas voltando para casa ao pôr do sol enquanto o sino do templo local está tocando. Na verdade, a melodia das 5 da tarde costuma ser transmitida com uma voz gentil, dizendo às crianças que brincam do lado de fora que é hora de ir para casa. No entanto, a razão pela qual mensagem esta mensagem não é apenas sobre a segurança das crianças.

Na verdade, é uma maneira conveniente de testar o sistema de alerta de desastres da cidade todos os dias! Em um país onde terremotos, tsunamis e tufões ocorrem regularmente, alto-falantes são usados ​​em momentos de emergência para dar instruções e avisos aos residentes. Uma vez que uma catástrofe pode acontecer a qualquer momento, é fundamental garantir que o sistema funcione perfeitamente, pois eles podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

Se um som de campainha fosse usado, ou se uma mensagem de teste simples fosse usada todos os dias, pois as pessoas ficariam irritadas e ignorar a mensagem real quando precisassem. Então, foi decidido usar uma melodia mais divertida.


Leia também:


Outras vezes, outras mensagens

A música é transmitida na maioria das vezes às 17h, mas o horário depende de cada cidade.Em alguns lugares essa hora pode variar.  No inverno, quando o sol cai cedo no Japão, toca às 16h30.

A melodia também pode mudar. Por exemplo, algumas cidades usam outras canções populares entre as crianças ou, em vez disso, o hino da cidade. Outro som popular são os sinos de Westminster. 

Justamente do município, principalmente no campo, a música pode ser tocada em diferentes horários do dia para indicar como horas. 

Em um pequeno vilarejo na província de Niigata, uma sirene toca todos os dias às 11h30. Antigamente, a maioria dos moradores ia para as montanhas para capinar como árvores ou trabalhar nos campos e arrozais fora do vilarejo. Em uma época em que não existiam relógios de bolso, a sirene permitia que os moradores soubessem que era hora de ir para casa almoçar – pois, para muitos deles, demorava 30 minutos a pé. Embora os tempos tenham mudado, com pessoas trabalhando em áreas mais próxima e a tecnologia não seja a mesma, uma sirene ainda toca ao mesmo tempo, trazendo memórias de um passado distante.

Recepção do Público em Geral em relação à musica nas ruas do Japão 

Algumas pessoas reclamaram que a música das 17 horas é tocado em volume alto. Algumas vozes levantaram a preocupação de que ele seja usado muitas vezes (compreensível se você mora em um lugar onde a música é tocada três vezes ao dia). Outras estão duvidando de que todas as mensagens locais sejam úteis.

No entanto, muitas pessoas que não vivem no Japão passaram a gostar dessa musiquinha, especialmente aquelas que se lembram de suas memórias de infância. 

Fonte: kokoro media.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link