Se você já esteve no Japão, provavelmente notou que às 17h, todos os dias, na maioria dos bairros, um pouco de música é transmitida pelos alto-falantes. Às vezes, uma voz também está dizendo algo em japonês. Que musica é essa? Qual é seu propósito? O fenômeno é nacional?
Por que há música às 5 da tarde nas ruas do Japão?
Esta é a música mais popular que pode ser ouvida no Japão às 17h.
Essa música é chamada de “ Yuuyake Koyake ” em japonês, e é uma canção infantil escrita popular por Shin Kusakawa, que viveu no início do século XX. Vindo de Nagano, ele estudou música em Tóquio, onde se tornou compositor e professor de música no ensino médio.
Embora a música tocada nas ruas seja instrumental, a letra da música original fala sobre crianças japonesas voltando para casa ao pôr do sol enquanto o sino do templo local está tocando. Na verdade, a melodia das 5 da tarde costuma ser transmitida com uma voz gentil, dizendo às crianças que brincam do lado de fora que é hora de ir para casa. No entanto, a razão pela qual mensagem esta mensagem não é apenas sobre a segurança das crianças.
Na verdade, é uma maneira conveniente de testar o sistema de alerta de desastres da cidade todos os dias! Em um país onde terremotos, tsunamis e tufões ocorrem regularmente, alto-falantes são usados em momentos de emergência para dar instruções e avisos aos residentes. Uma vez que uma catástrofe pode acontecer a qualquer momento, é fundamental garantir que o sistema funcione perfeitamente, pois eles podem fazer a diferença entre a vida e a morte.
Se um som de campainha fosse usado, ou se uma mensagem de teste simples fosse usada todos os dias, pois as pessoas ficariam irritadas e ignorar a mensagem real quando precisassem. Então, foi decidido usar uma melodia mais divertida.
Leia também:
- Insetos no Japão viram animais de estimação com direito a serviço funerário;
- Hatsuyume: o 1º sonho do ano para os japoneses significa muita coisa;
- Toyota irá construir “cidade do futuro” movida a célula de hidrogênio perto do Monte Fuji.
Outras vezes, outras mensagens
A música é transmitida na maioria das vezes às 17h, mas o horário depende de cada cidade.Em alguns lugares essa hora pode variar. No inverno, quando o sol cai cedo no Japão, toca às 16h30.
A melodia também pode mudar. Por exemplo, algumas cidades usam outras canções populares entre as crianças ou, em vez disso, o hino da cidade. Outro som popular são os sinos de Westminster.
Justamente do município, principalmente no campo, a música pode ser tocada em diferentes horários do dia para indicar como horas.
Em um pequeno vilarejo na província de Niigata, uma sirene toca todos os dias às 11h30. Antigamente, a maioria dos moradores ia para as montanhas para capinar como árvores ou trabalhar nos campos e arrozais fora do vilarejo. Em uma época em que não existiam relógios de bolso, a sirene permitia que os moradores soubessem que era hora de ir para casa almoçar – pois, para muitos deles, demorava 30 minutos a pé. Embora os tempos tenham mudado, com pessoas trabalhando em áreas mais próxima e a tecnologia não seja a mesma, uma sirene ainda toca ao mesmo tempo, trazendo memórias de um passado distante.
Recepção do Público em Geral em relação à musica nas ruas do Japão
Algumas pessoas reclamaram que a música das 17 horas é tocado em volume alto. Algumas vozes levantaram a preocupação de que ele seja usado muitas vezes (compreensível se você mora em um lugar onde a música é tocada três vezes ao dia). Outras estão duvidando de que todas as mensagens locais sejam úteis.
No entanto, muitas pessoas que não vivem no Japão passaram a gostar dessa musiquinha, especialmente aquelas que se lembram de suas memórias de infância.
Fonte: kokoro media.