Um desenhista do Studio Ghibli manifestou a sua vontade de ajudar a Ucrânia que está sendo destruída pela Rússia. Com a guerra já tendo feito milhares de mortes, o japonês ficou tocado e resolveu ajudar o país da maneira que pode: vendendo suas obras.
A atual guerra ainda preocupa muito os japoneses por conta da ameaça nuclear.
O artista do Studio Ghibli e a guerra na Ucrânia
Como o único país do mundo a ter experimentado a devastação de uma bomba nuclear – duas, para ser mais preciso – as pessoas no Japão sabem em primeira mão o imenso sofrimento que uma guerra nuclear pode trazer.
Para o animador japonês Nizo Yamamoto, o tema da guerra bate particularmente perto de casa, pois ele vem de Nagasaki, uma das duas cidades japonesas, sendo a outra Hiroshima, a ser bombardeada em 1945.
Nascido em Nagasaki em 1953, apenas oito anos depois que a bomba nuclear matou dezenas de milhares de pessoas na região, Yamamoto testemunhou os efeitos posteriores da guerra em primeira mão, então quando as tensões de longa data entre a Rússia e a Ucrânia explodiram em guerra na semana passada, a situação jogou fortemente na mente do animador.
Ele se sentiu compelido a ajudar e, como animador, pensou em usar seu ofício para esse fim, compartilhando o tweet abaixo em 28 de fevereiro.
“Eu me oponho à invasão da Ucrânia pela Rússia.
No momento, estou pensando no que posso fazer pelo povo ucraniano.
Gostaria de fazer uma doação pessoal através do UNICEF e fazer um desenho para vender, doando toda a renda. Vou anunciar detalhes em uma data posterior.”
A UNICEF foi escolhida pelo desenhista, provavelmente, por ser a entidade da ONU responsável por políticas que ajudam as crianças. Dessa maneira, a UNICEF financia projetos por todo o planeta que envolvem a inclusão social, alimentação, melhoria de qualidade de vida entre tantas outras coisas para as crianças, que também estão sendo muito afetadas pela guerra.
Yamamato é um dos principais artistas de anime do país, tendo trabalhado como diretor de arte em grandes filmes como Laputa: Castle in the Sky, de Ghibli, Princess Mononoke e o filme de guerra Grave of the Fireflies.
Ele também forneceu arte de fundo para filmes como Spirited Away, Only Yesterday, Whisper of the Heart e Weathering With You.
Leia também:
- Carne de baleia no Japão: como é consumida e apreciada mesmo com o risco de extinção do animal;
- Conheça o filme japonês que concorrerá ao Oscar de Melhor Filme;
- Idosa no Japão presa por hackear caixa automático de mercado.
Com o Museu de Arte Nizo Yamamoto em Nagasaki dedicado às suas obras, o talentoso artista de anime tem um público fiel de fãs que definitivamente vão aproveitar a oportunidade de possuir uma de suas pinturas originais.
Embora Yamamoto ainda não tenha revelado detalhes sobre que tipo de arte ele estará vendendo e como será disponibilizado, você pode ficar de olho em sua conta no Twitter para atualizações.
Esperamos que sua iniciativa funcione para arrecadar uma quantia generosa de dinheiro para um problema próximo ao coração do animador. Porque quando a arte é a maneira como você ganha a vida, faz sentido que também seja a maneira como você faz a diferença.
Fonte: Sora News.