Você já deve ter lido ou visto em um anime o termo Senpai. Principalmente quando se trata de histórias que se passam nas escolas, o termo se faz muito presente.
Além disso, há o famosos meme “me toda, senpai” que fez muito sucesso á um tempo na internet. Há até mesmo a versão em inglês com o notice me, senpai.
Assim, veja aqui mais sobre o significa dessa titulação social no Japão e como ela é fundamental para manter uma hierarquia tanto nas escolas como também nas empresas.
Quem é o senpai no anime e mangá?
Normalmente, conhecemos essa figura como sendo alguém que é da escola japonesa. Ele sempre costuma exercer um papel tanto de liderança, como também de autoridade sobre outras pessoas.
Assim, é alguém que é idolatrado e um símbolo que se quer alcançar. Ao mesmo tempo, somente de ser notado por alguém que ocupa essa posição, já pode ser um motivo para comemorar.
Nos animes e mangás, ele é alguém que é mais velho e que também possui o respeito de todos. Ao mesmo tempo, possui uma visão romantizada, em que o senpai é alguém ao mesmo tempo íntegro, correto e incrível.
Mas será que o senpai é realmente algo tão interessante assim pelo japoneses? Será que eles amam tanto assim ocupar essa posição?
Saiba mais sobre o que os japoneses pensam sobre isso.
Como é o senpai na escola japonesa?
Senpai, tradicionalmente, diz respeito a uma hierarquia de quem chegou antes. Dessa maneira, no contexto da escola, trata-se de quem ingressou antes nela, ou seja os alunos mais velhos. Mas não se trata somente de uma questão etária, alguém pode estar a mais tempo em uma escola do que outra por esta ter sido transferida.
Como no Japão é raro que os alunos pulem de série ou repitam, em todas as salas é possível ter uma determinada faixa etária. Por exemplo, na primeira série todos, ou quase todos, possuem 6 anos de idade. Mas, o termo senpai não é comum no ensino infantil, mas sim no ginásio.
Por volta dos 12 ou 13 anos, as crianças passam por transformações na rotina, como o uso de uniformes para ir à escola. Além disso, começam as atividades extracurriculares, que é um espaço fundamental para se compreender as hierarquias no Japão.
E é nessa faixa etária que ficam mais comuns as denominações de senpai, muitas vezes os alunos mais velhos acabam fazendo bullying com os mais novos. Nas atividades extracurriculares os alunos não são separados por suas salas, assim eles podem interagir com aqueles que são de diferentes idades.
Assim, aqueles que estão a baixo do senpai podem ter de fazer algumas preparações para que eles façam as suas atividades extracurriculares. Como, por exemplo, em um grupo de uma atividade extracurricular esportiva, os que são do grupo mas estão mais a baixo, precisam arrumar a quadra.
Mas, mesmo assim, muitos alunos durante o ginásio acabam criando paixões secretas pelos senpai. Afinal de contas, somente um ano de idade de diferença nessa época significa muitas transformações. E é isso que normalmente os mangás e os animes gostam mais de chamar a atenção.
Leia também:
- Conheça como é a vida de um coveiro no Japão e o preconceito que enfrenta;
- Comercial da Nike polemiza ao mostrar o racismo e bullying nas escolas japonesas;
- Por que alguns japoneses não gostam de bigodes e barba?.
O senpai na faculdade
Já nas faculdades, a relação passa por algumas transformações. Afinal de contas, a idade já não é uma característica fundamental para separar os alunos.
Mas, mesmo assim, nas atividades em grupo, como os grupos de estudos que são orientados por professores, é possível observar uma certa autoridade daqueles que possuem maior reconhecimento.
O que é fundamental para determinar essa relação, também é o ano em que você entra na faculdade. Não importa tanto como é o progresso do aluno.
O senpai na empresa
Já na empresa, essa relação costuma a aparecer mais entre os contratados de uma empresa que ainda não receberam uma promoção. Assim, aquele que entrou antes é o senpai. Mas só que outros fatores também podem intervir, como tempo no local de trabalho, idade, experiência profissional, habilidades e muito mais.
Por conta disso, ser um senpai na empresa nunca é algo tão definitivo como na escola. Afinal de contas, alguém pode entrar em uma empresa e ter mais experiência do que os outros, por conta disso, não pode estar no fim dessa relação hierárquica.