Estrangeiro é preso no Japão por jogar seu lixo de bento em uma caixa de correio

O Japão tem uma reputação de cultura com um conjunto complexo de regras de etiqueta, onde cada ação realizada tem o potencial de chocar e ofender aqueles que se comprometem com a cortesia clássica. Honestamente, porém, muito disso é bom senso. Lembre-se sempre de dizer por favor e obrigado. Não faça barulho desnecessariamente em locais públicos. Ah, e não jogue sua lancheira suja em caixa de correio pública.

Códigos de conduta

Não jogar sua lancheira suja em caixa de correio pública pode parecer especialmente óbvio, mas é exatamente o tipo de gafe que colocou um cidadão britânico em apuros esta semana na cidade de Kamakura, província de Kanagawa, onde Anthony Tanaka, de 37 anos, foi preso sob a acusação de violação do Código do Japão Lei de Gestão de Resíduos, que, entre outras coisas, proíbe o despejo ilegal de lixo pessoal.

O incidente ocorreu na propriedade da prefeitura de Kamakura na segunda-feira, aproximadamente às 14h20. Tanaka, tendo aparentemente acabado com o almoço embalado de bento para viagem, jogou o recipiente vazio, os pauzinhos descartáveis ​​e uma garrafa de bebida de plástico vazia em uma caixa de correio da prefeitura.

O despejo de Tanaka foi detectado por um policial de patrulha, que o colocou sob prisão no local. Isso pode parecer uma retribuição excepcionalmente dura, mas entre 24 de dezembro e 17 de março, os funcionários dos correios encontraram lixo que havia sido despejado em caixas de correio em Kamkura sete vezes, com três dos incidentes ocorrendo no mesmo local onde Tanaka foi preso.


Leia mais:


Seria um engano?

Tanaka afirma que pensou que a caixa de correio era uma lata de lixo, mas a desculpa é um pouco difícil de acreditar. Embora o símbolo que designa os serviços postais no Japão, 〒, possa não ser imediatamente reconhecível por pessoas de outros países, mas, além de 〒, as caixas de correio no Japão são rotineiramente rotuladas com a palavra em inglês “POST” escrita em uma fonte grande.

Mesmo que você não faça imediatamente a conexão entre “correio”, “serviço postal” e “caixa de correio”, muitos também têm designações bilíngues, em japonês e inglês, acima de seus slots, especificando que são para diferentes classes de correspondência .

Finalmente, o fato de as fronteiras do Japão estarem fechadas para viagens de turismo por um bom tempo devido à pandemia de coronavírus sugeriria que Tanaka está no país há vários meses, então é improvável que a caixa de correio da Prefeitura de Kamakura seja a primeira que ele já viu no Japão , e igualmente duvidoso de ter visto outras pessoas jogando lixo em um.

Falta de lixeiras

A polícia acredita que Tanaka pode ter sido a pessoa por trás de outros incidentes recentes de despejo de caixas de correio em Kamakura.

A violação da Lei de Gestão de Resíduos acarreta uma pena potencial de até cinco anos de prisão e uma multa de até 500.000 ienes (US $ 4.830), embora a natureza ampla da portaria provavelmente signifique que o tempo de prisão é reservado para escala comercial / industrial ofensas ou que envolvam materiais perigosos, que não se aplicariam a Tanaka.

Ele também pode enfrentar penalidades adicionais por violação das leis postais do Japão, uma vez que o incidente pelo qual foi preso envolveu uma caixa de correio.

A coisa toda destaca o que muitos não-nativos consideram uma das dicotomias mais surpreendentes sobre o Japão: uma quase completa falta de lixeiras públicas e lixo.

Muito disso se deve ao fato de os japoneses não gostarem tanto de comer ou beber em espaços públicos, em vez disso, levam sua comida para viagem de volta para casa, escola ou escritório para comer, onde também podem descartar seu lixo com facilidade.

Mas se você está planejando comer no parque, em uma esquina ou em algum outro lugar em público, não conte com que eles sejam uma lata de lixo, então certifique-se de ter algum tipo de saco de lixo com você, porque se o resto das pessoas no Japão comem sem deixar seu lixo no chão, ou em uma caixa de correio, eles esperam isso de você também.

Fonte: soranews24.com