Sim, houveram muitos momentos otakus na Olimpíada de Tóquio. Foram em várias oportunidades que a cultura japonesa foi relembrada pelos fãs de animes e mangás que estavam competindo.
Conheça algumas dessas passagens e como elas acabaram marcando essa Olimpíada.
1. Momentos otakus da Olimpíada de Tóquio: Isaquias Queiroz e o kamehameha
Para começar, basta lembrar o medalhista de ouro na canoagem, Isaquias Queiroz lançando um kamehameha para subir ao pódio.
O kamehameha é uma técnica usada em combate no anime Dragon Ball. Assim, no meio de uma luta, a pessoa reune uma grande quantidade de energia nas mãos, o ki, e a libera para atingir o seu oponente com grande potência.
2. Momentos otakus da Olimpíada de Tóquio: música de vídeogames e animes na abertura
Uma coisa que realmente deixou os otaku ao redor do mundo animados foi escutar músicas familiares que tocaram na Cerimônia de Abertura.
Havia música da série Tales Of, Monster Hunter, Dragon Quest, Nier e muito mais. Para o ouvido destreinado, tudo parecia uma ótima música de fundo para o início das Olimpíadas.
Mas para os otakus que reconheceram as canções, eles sabiam que as escolhas foram feitas cuidadosamente.
Leia também:
- Os destaques emocionantes da primeira semana da Olimpíada de Tóquio;
- Japão não consegue conter contaminação de COVID-19 na vila olímpica;
- Nacionalidades dos personagens de One Piece esquentam o clima para a Olimpíada de Tóquio.
3. Momentos otakus da Olimpíada de Tóquio: sucesso do mangá Haikyuu
Haikyuu é um mangá sobre vôlei. Entretanto, nesses jogos Olimpícos ele fez muito sucesso, fazendo até mesmo atletas da delegação brasileira de vôlei assumirem que conhecem o mangá e que gostam dele. Lucarelli, por exemplo, em entrevista para o SportTV declarou que conhece o mangá, sabe de sua história e gosta dele, apesar de não acompanhar muito.
Além disso, a história foi muito comentada no Twitter e se tornou ainda mais conhecida.
A delegação de vôlei do Japão também teve o mangá como uma fonte de inspiração.
4. Momentos otakus da Olimpíada de Tóquio: ginástica rítmica ao som de Sailor Moon
As atletas do Uzbequistão encontraram uma maneira divertida de homenagear o Japão. Assim, selecionaram para a sua apresentação a música do anime Sailor Moon.
Além disso, até mesmo os seus uniformes tiveram inspirações do anime!
5. Momentos otakus da Olimpíada de Tóquio: Mitiadis Tentoglou e One Piece
Sim, tivemos mais de uma comemoração que fez referência a um anime. O atleta da Grécia Mitiadis Tentoglou fez uma menção a invocação do Second Gear pela primeira vez pelo personagem Luffy de One Piece.
O medalhista de ouro em salto em distância revelou sua paixão por One Piece ao imitar a pose durante sua entrada antes das finais de salto em distância.
E muito mais
Alguns dos personagens de anime mais conhecidos e famosos do Japão foram na verdade “contratados” como mascotes oficiais para Tóquio 2020.
Ou seja, esses personagens foram utilizados nos materiais de divulgação dos jogos. Os personagens escolhidos foram Goku (série Dragon Ball), Usagi Tsukino (Sailor Moon), Naruto Uzumaki (Naruto), Monkey D. Luffy (One Piece), Astro Boy (Astro Boy), Cure Miracle e Cure Magical (Pretty Cure) , Shin-chan (Crayon Shin-chan) e Jibanyan (Yo-kai Watch).