O diferente significado da letra H no Japão

A letra H no Japão possui um significado no mínimo peculiar. Enquanto para boa parte do mundo ela é somente mais uma letra do alfabeto utilizado principalmente no Ocidente, no Japão ela pode ter significados que podem te deixar em situações constrangedoras.

Assim, conheça um pouco mais como os japoneses desenvolveram esse outro significado para a a letra e como você deve tomar cuidado para usá-la.

O significado da letra H no Japão

Em muitos países ao redor do mundo, a letra “H” significa “H”, a oitava letra do alfabeto e, se você estiver pensando cientificamente, hidrogênio na tabela de elementos.

No Japão, porém, a letra também tem algumas conotações sexuais, devido ao fato de ser a primeira letra da palavra hentai (o subgênero de anime e mangá que usa imagens e temas sexuais explícitos), e também soa como a gíria ecchi [pense o H dito em inglês] (“sexo”).

Por conta desse significado e dessa conotação, um repórter do site de notícias do Japão, Sora News, acabou se confundindo.

O repórter passou por uma placa perto do escritório do site de notícias em Shinjuku – bairro localizado em Tóquio, capital do Japão – que tinha a letra “H” em negrito acima de alguns morangos, ele imediatamente pensou que uma nova sex shop havia chegado à cidade.

O que tornava as coisas ainda mais curiosas era o fato de que abaixo da placa havia uma máquina de venda automática. Além disso, o brilho quente das luzes da máquina acenou para o repórter, que já se mostrou uma verdadeiro fanático por máquinas de venda automática, e antes que ele percebesse, ele atravessou a rua para conferir.

Olhando furtivamente da esquerda para a direita para ver se algum de seus colegas o localizaria sob o gigante “H”, o repórter  parou para ler a placa antes de entrar. Foi quando ele deu um suspiro de alívio, porque não havia nada para se envergonhar aqui – este site era simplesmente dedicado aos morangos!

A letra H estava sendo apenas utilizadas para reverenciar-se ao termo Heaven em inglês, que significa céu e é o nome da empresa responsável pela produção e venda desses morangos. Além disso, de acordo com o repórter, eles eram realmente muitos bons e justificavam o nome da empresa.


Leia também:


As confusões com a letra H no Japão

Entretanto, tome cuidado para não confundir a letra H no Japão

Por exemplo, veja o caractere kanji 工. Assemelhando-se um pouco a uma letra “H” caso seja virado de lado, além de ser muito semelhante à letra i maiúscula. Entretanto, ele originalmente faz referência à termos voltados para uma ferramenta, ela se refere a vários aspectos do trabalho, funcionando como um personagem por direito próprio e aparecendo em outros kanji, como 左 (hidari, esquerda ).

Assim, se ver esse kanji, não é preciso preocupar-se tanto.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link