Hábitos japoneses para alimentação saudável que você pode adotar

Existem hábitos japoneses para alimentação saudável que você pode adaptar e usar no seu cotidiano tanto para emagrecer, como também para melhorar seus índices de saúde.

Aqui apresentamos alguns deles, entretanto, obviamente, que nenhum deles substitui a necessidade de ir a um médico para que você saiba adequadamente como está sua saúde.

Assim, se você está procurando hábitos mais saudáveis, veja aqui algumas dicas a partir de costumes japoneses.

Os dados aqui apresentados são apenas baseados na cultura japonesa e foram pautados nas informações do MyFitnessPal, vinculado à marca esportiva Under Armour.

Hábitos japoneses para alimentação saudável: comece sua refeição com uma sopa leve

Iniciar uma refeição com uma sopa leve pode te ajudar a não comer tanto.

Mas lembre-se que ela não pode ser um creme, mas uma sopa de baixa caloria que já irá começar a te satisfazer para que não acabe exagerando nos alimentos de mais calorias.

Assim, um exemplo pode ser como o da foto, uma simples sopa de missôshiru com um pouco de tofu e cebolinhas. Além de não ter muitas calorias, também pode ser uma sopa aliada ao sistema imunológico.

Hábitos japoneses para alimentação saudável: pratique o Hara Hachi Bunme

Em Okinawa existe um hábito que é importante para aqueles que querem emagrecer ou manter-se saudáveis, é o hara hachi bunme. Ele promove que as pessoas devem comer até se sentirem 80% cheias.

Ou seja, nada de comer até “explodir”, mas somente até ficar saciado. Além disso, comer lentamente pode ser um grande aliado para não ter de se empanturrar de comida. Assim, você tanto irá saborear melhor a comida, como também acabará comendo menos do que está acostumado.

 


Leia também:


Hábitos japoneses para alimentação saudável: como mais soja

Um dos alimentos que mais está presente na alimentação dos japoneses é a soja em seus mais variados formatos. Assim, pode-se consumí-la tanto em seu formato natural, como também como queijo, em uma pasta entre tantos outros formatos.

O mais importante é que a soja é uma grande fornecedora de proteínas vegetais. Ou seja, ela não tem tanta gordura como uma proteína animal como a carne de vaca ou de porco.

Além disso, é rica em fibras, o que ajuda na flora intestinal.

Hábitos japoneses para uma vida saudável: caminhar e andar de bicicleta

Um dos hábitos que estão diretamente ligados a uma vida saudável e até a uma alimentação saudável, é o fato dos japoneses caminharem bastante. Isso acontece porque muitas pessoas, seja por conta do trânsito ou por conta dos valores, preferem não ter carros.

Assim, acabam caminhando mais do que boa parte das outras pessoas do planeta, ou até mesmo usando mais a bicicleta.

Hábitos japoneses para uma vida saudável: beba mais chás

Uma outra importante dica, é que os japoneses vivem tomando chá. Ao mesmo tempo que os chás ajudam a hidratar, cada um dos sabores também possui uma determinada propriedade.

Assim, por exemplo, o chá verde ajuda a acelerar o metabolismo. Logo, ele pode ser um aliado para o emagrecimento enquanto um termogênico. Outra ajuda dos chás em uma dieta é que eles também fazem com que você opte por tomar um, no lugar de comer um doce, por exemplo.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link