Ichiju Sansai: um guia japonês para montar uma refeição balanceada

Existe praticamente um guia japonês que mostra como se deve fazer para montar uma refeição balanceada em nutrientes. Esse é o ichiju sansai.

Ichiju (一汁) significa “um líquido” quando traduzido diretamente para o português.

Dessa maneira, você pode imaginar que, se tratando de uma refeição, ele faz referência a algum tipo de sola que deve existir nesse momento de comer.

sansai (三菜) seria traduzido como “Três vegetais” com tradução direta, mas significa “Três lados”.

Esses três lados pode ser definidos, originalmente, como Namasu (なます: legumes fatiados crus e peixe cru em vinagre de arroz), um Yakimono (焼き物: tradicionalmente significa peixe grelhado) e um Nimono (煮物: carne cozida e legumes em temperos).

Mas não pense que nessa alimentação há somente isso e em pequenas porções. Tudo isso ainda é servido junto com arroz branco cozido no vapor, uma sopa e uma pequena quantidade de vegetais em conserva. Portanto, não há como passar fome com tanta comida nutritiva!

Como seguir o guia japonês para montar sua refeição balanceada?

Por mais que você pense que as orientações acima apresentadas sejam uma regra, saiba que você não preicsa seguí-las estritamente para seguir o ichiju sansai.

Ichiju Sansai em uso diário significa uma tigela de arroz, uma tigela de sopa, 1 refeição principal que é peixe ou carne e 2 acompanhamentos. Ajuda a equilibrar carboidratos, proteínas e vegetais em todas as refeições.

É mais por conta dessa divisão que se torna um meio balanceado de se alimentar. Afinal de contas, está composta pelos principais nutrientes que precisamos, como fibras, proteínas e carboidratos.


Leia também:


O guia japonês do Ichiju Sansai no dia a dia

Você pode até mesmo experimentar uma refeição dessa em um restaurante japonês. Ali, todos os alimentos listados acima são colocados em uma bandeja.

Mas, se você estiver comendo em uma casa de um japonês, esses itens são colocados diretamente na mesa.

Porém, vale ressaltar que existem certas regras onde colocar esses alimentos na frente de cada pessoa.

Pauzinhos: colocados horizontalmente bem na frente da pessoa.

Sopa de missô: canto inferior direito

Tigela de arroz: canto inferior esquerdo

Prato principal: canto superior direito

1º prato lateral: canto superior esquerdo

2º acompanhamento: No meio

A localização do prato principal e dos acompanhamentos será diferente dependendo do que e onde você está comendo, mas a lovalização da sopa e do arroz é a regra de ouro no Japão.

Além disso, desde os tempos antigos, espera-se que as pessoas sejam destras. Portanto, a ponta pontiaguda dos pauzinhos deve estar sempre voltada para a esquerda, e a parte para segurar deve estar sempre do seu lado direito quando forem colocados na mesa/bandeja.

Em seguida, é só dizer itadakimassu e saborear essa deliciosa e completa refeição japonesa. Se tiver a oportunidade de ir para o país, não deixe de experimentar uma dessas.

Fonte: Wa-shoku.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link